Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Estudantes de Campo Bom vencem competição com projeto para saúde mental

Com um projeto inovador para a área da saúde mental, estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, deCampo Bom, venceram a grande final do HackaTchê nesta quarta-feira (29), no South Summit. A iniciativa vitoriosa propõe a criação de uma plataforma digital pela qual os alunos poderiam expressar problemas emocionais e receber atendimento de especialistas.

A proposta Conexão Emocional venceu as outras duas finalistas: a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, de Ijuí, que ficou em 2º lugar com um projeto de reinserção de idosos no mercado de trabalho; e a Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Vitória das Missões, 3ª colocada, com uma proposta sobre reciclagem de lixo e meio ambiente. O júri que elegeu o melhor projeto foi formado pelos empresários Jorge Gerdau e Luiza Helena Trajano e pelo head do Campus Caldeira, Felipe Amaral, além das secretárias estaduais da Educação, Raquel Teixeira, da Inovação, Simone Stülp, e da Inclusão Digital, Lisiane Lemos.

O time vitorioso de Campo Bom é formado por Arthur de Lima, Laura Heberle de Morais e Geovana Moura Cesar. A professora Eduarda Maria Kunzler atua como coordenadora do projeto. A equipe é liderada pelo estudante Arthur de Lima, 16 anos. Em uma apresentação limitada a três minutos, ele contou que seu grupo fez uma pesquisa com alunos do próprio colégio e descobriu que 43% deles chamam os amigos quando passam por dificuldades e precisam de ajuda, enquanto 45% responderam que a ansiedade é o principal desafio emocional.

Segundo Arthur, o projeto nasceu em meados de 2022, após a constatação da dificuldade enfrentada pelos jovens para encontrar as pessoas adequadas para conversar sobre problemas mentais. A ideia é desenvolver uma plataforma que receba mensagens anônimas de estudantes a partir do 8º ano. O desabafo seria recebido por um gestor qualificado, que ficaria com a responsabilidade de atender o aluno e dar encaminhamento para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Foto: André Ávila/ agência RBS

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

Menu

Curta no Facebook